BOM ANO NOVO A NOVA VIDA

Translation language of your country

Translation _Language of your country _
_____________________________________________

-------------------------------------------- ________________________________________________

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


BIBLÍA SAGRADA

LIVRO DE Apocalipse: Por que é tão difícil 

ENTENDE-LÓ?

A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam”. (S. Lucas 8.10)
Apocalipse significa revelação. Apesar disso, é um dos livros mais difíceis de ser compreendido em toda a Bíblia. O escritor norte-americano Ambrose Bierce comentou sobre isso com uma dose de humor: “O Apocalipse é um famoso livro no qual João escondeu tudo o que sabia. Quem faz as revelações são os comentaristas que nada sabem”. Mas apesar de sua complexidade aparente, não podemos de qualquer maneira ignorar o seu valor. O Apóstolo João já começa o livro avisando: “Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas”. (Ap 1.3) O próprio Jesus confirma no final: “Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. (Ap 22.7) A dificuldade em compreender o Apocalipse não deve nos levar a subestimar a sua importância. Como parte das Sagradas Escrituras, o livro de Apocalipse tem um valor e importância imensurável para todo cristão. O Apocalipse foi revelado por Deus e se Ele revelou é para ser entendido. “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre”. (Dt 29.29)
A dificuldade em compreender o Apocalipse é que sua mensagem é quase inteiramente transmitida em símbolos. Durante o seu ministério, Jesus também falava muito por meio de símbolos – o que chamamos de parábolas. Uma explicação muito comum sobre o uso de parábolas por Jesus era que seu objetivo era facilitar o entendimento dos ouvintes. Segundo este entendimento as parábolas eram simplesmente uma maneira de fazer com que temas complexos fossem compreendidos mais facilmente por meio de comparações baseadas na vida comum, com coisas que os ouvintes já estavam acostumados a lidar no dia a dia. Apesar de sua aparente coerência, tal explicação contradiz o que o próprio Jesus ensinou sobre isso:
“E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem.” (Mateus 13.10-13)

Nenhum comentário: